dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    

 

Ao longo do tempo o homem tem procurado repensar as ações que realiza de modo a buscar novos conceitos e fazer as coisas de forma mais sustentável. Na agricultura isto não é diferente, uma vez que nas últimas décadas novos sistemas de produção têm sido propostos, tais como: cultivo mínimo, plantio direto, manejo integrado de pragas, manejo integrado de doenças, manejo ecológico, agricultura orgânica, agricultura ecológica, produção integrada, agricultura de precisão, dentre outros.

Nestes sistemas a agricultura de precisão (AP) traz um apelo de sustentabilidade bastante forte, uma vez que possibilita a realização da agricultura considerando as variações espaciais e temporais dos fatores de produção. Isto se traduz na utilização dos recursos de produção nos locais e momentos adequados às necessidades do processo produtivo, com aplicação dos insumos a taxas variáveis. Assim, vislumbram-se alguns indicativos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, a saber:

- os insumos são aplicados no devido local e momento correto causando menores impactos ambientais do que a aplicação generalizada destes na área de produção;
- há menores gastos com insumos racionalizando o uso das fontes não-renováveis;
- gastando menos insumos há economia destes, o que implica diretamente em um menor custo de produção;
- ocorre valorização das pessoas envolvidas devido ao conhecimento necessário para o aparato tecnológico utilizado;
- o processo produtivo passa a ser melhor controlado, levando a uma melhor gestão deste pelo uso da informação e, consequentemente, maior capacidade de decisão sobre as etapas do processo.

Para tanto, a agricultura de precisão se apóia a um aparato tecnológico envolvendo sistemas GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite), máquinas hidráulicas e/ou pneumáticas, controladores eletrônicos, computadores de bordo, programas de computador, sensores, etc., que possibilitam a coleta de dados georeferenciados, análise e interpretação destes, aplicação dos insumos a taxas variáveis e colheitas monitoradas.

Vale destacar que, embora haja um grande aporte tecnológico no sistema da AP, este não suprime o conhecimento do processo produtivo pelo técnico, pois toda tecnologia executará aquilo que for determinado pelas análises e interpretações do especialista do campo. Este será o real executor do processo inserindo, transferindo e corrigindo informações para todo o funcionamento da maquinaria da AP, ou seja, não executando apenas simples comandos, mas realizando toda uma análise crítica das informações, dos dados, da geoestatística, para a elaboração de recomendações técnicas corretas para o processo produtivo. Portanto, há a necessidade de investimento na formação de especialistas em Agricultura de Precisão.

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, Eng. Agr., Dr.
Professor e Coordenador do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão
Faculdade de Tecnologia de Marília – Campus Pompéia
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Carlos Alberto Orvate
31/12/2010 - 20:12
NÒo Ú mera conicidÛncia a necessidade do homem no comando da tecnologia, essa por si s¾ nada Ú que simples elocubraþÒo de seu idealizador se nÒo for capaz de permitir ser manipulada ao sabor das necessidades. + verdade que Santos Dumont se penalizou pelos resultados que se mostraram ao uso da aviaþÒo no campo de batalha, porÚm toda tecnologia tem que se prestar ao fim de preservar a humanidade e cabe a n¾s visualizar as diretrizes bßsicas da sustentabilidade antevendo os desvios de contuta e, a tempo, corrigÝ-los. Sim a presenþa do tecn¾logo Ú imprescidÝvel no aspecto de domÝnio da tecnologia produzida pelos idealizadores dessas.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Mecanização em Agricultura de Precisão - Artigos já Publicados

Erros do sistema global de posicionamento (GPS)
23/02/2012

Novas tecnologias aplicadas durante a operação de semeadura
30/11/2011

O sistema NAVSTAR – GPS
03/10/2011

Análise do solo: ferramenta indispensável para a agricultura
16/05/2011

A importância da língua inglesa para o profissional de Agricultura de Precisão
25/03/2011

Contribuição da agricultura de precisão no uso de fertilizantes
21/02/2011

Os grandes desafios de quem sempre agiu à sua maneira
29/12/2010

Conteúdos Relacionados à: Agricultura de Precisão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada